segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Como registrar nome fantasia para o microempreendedor individual (MEI)

Atualizado em 09/12/2012: Finalmente após algum tempo o Portal do Empreendedor foi atualizado (no dia 29 de Novembro de 2012), agora é possível fazer a alteração de nome fantasia de forma muito fácil e prática através do portal. Desse modo, a forma descrita a abaixo não é mais necessária, a não ser que por algum motivo você não consiga alterar o nome fantasia no Portal do Empreendedor: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/. Além de alterações você pode solicitar a baixa, ou seja, o portal agora está completo. Para alterações siga os passos indicados na página: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/roteiro-para-alteracao

Texto antigo:

Depois de me registrar como Microempreendedor individual, tive dificuldades para conseguir alterar o nome fantasia. Na internet existem várias perguntas sobre esse assunto e em nenhum lugar há informações claras de como conseguir registrar o nome fantasia.

Antes de realizar o registro, fui no Sebrae saber mais informações. Sobre o nome fantasia já perguntei como acrescentaria, o atendente me disse que eu deveria ir até a junta comercial no Setor de Autarquias Sul e realizar a alteração do nome fantasia, e deveria ser pago uma taxa de R$30,00.

Na Junta Comercial, que também é o Sebrae, me informaram que um contador deveria preencher o formulário para alteração e então encaminhar o mesmo para a Junta Comercial, e depois sim, seria realizado a alteração (nesse caso inclusão, porém mesmo assim chamada alteração).

Compareci a um escritório de contabilidade que atende ao MEI, porém os contadores também tinham poucas informações sobre o programa. Tentaram me ajudar, procurando o formulário para alteração do nome fantasia do MEI no site da Junta Comercial, porém não encontraram.

Finalmente, voltei ao Sebrae para tentar buscar informações sobre o processo, e com sorte a atendente do lado tinha a informação de como proceder para a alteração. Imprimiu os passos para mim, executei e deu tudo certo. Abaixo mostro os passos para incluir o nome fantasia no CNPJ para o MEI:

  1. Acesse o site http://www.receita.fazenda.gov.br
  2. No menu esquerdo do site, clique em "Download de programas"
  3. Em seguida clique em "Baixar o receitanet"
  4. Faça download do Programa Receitanet 2010.02 B. Atenção! Não baixe o Receitanet Java, para funcionar com o programa CNPJ é necessário o Receitanet, o Receitanet Java não funciona.
  5. Instale o programa Receitanet.
  6. Em seguida, volte à página inicial http://www.receita.fazenda.gov.br
  7. Novamente no menu esquerdo, clique em "Download de programas" e clique em "Programas para empresas"
  8. Clique em "CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica"
  9. Baixe e instale o programa CNPJ.
Finalizado a instalação do programa CNPJ, você deve agora preencher um formulário no programa. Siga os passos abaixo para realizar essa operação:

  1. Abra o programa CNPJ (Não é necessário abrir o Receitanet, ele serve para enviar o formulário via internet para a receita)
  2. No menu superior, clique em "Documentos" -> "Novo"
  3. Marque a caixinha "Pessoa Jurídica e demais Entidades".
  4. Nos campos que aparecem, marque "Alteração cadastral"
  5. Informe seu CNPJ, UF de origem e município de origem.
  6. O Formulário será criado, você tem três janelas: "Eventos", "Identificação", "Representante/preposto"
  7. Em "Eventos", marque a caixinha "Dados cadastrais / Situações especiais". Você deverá informar o código do evento, que para a alteração do nome fantasia é o código 221 - Alteração do título do estabelecimento (nome fantasia). Em "data do evento" informe a data atual, que é a data de envio desse formulário.
  8. Em "Identificação", informe seu CNPJ, Código da Natureza Jurídica (MEI - 213-5). Informe o nome fantasia pretendido (deve conter no máximo 55 caracteres), e o NIRE (esse número está no certificado de condição de Microempreendedor individual, ao lado do CNPJ).
  9. Em "Representante / preposto", marque a caixinha "Representante". Preencha seu nome e CPF.
  10. Pronto, o formulário está preenchido. No menu superior, clique em "Documentos" -> "Gravar para Transmissão". Selecione o documento na lista e clique em "OK". Antes de enviar você receberá uma informação sobre a data, se quiser ler mais clique em sim, porém a data a ser preenchida deve ser a data atual, do envio do documento, então nesse caso, se já tem certeza dessa informação, clique em "Não", e confirme o seu envio, clicando em "Enviar". (Obs: se você clicar em "Sim", para ver informações sobre a data, terá que abrir novamente o documento e clicar em "gravar transmissão" para concluir o processo).
Agora você receberá as informações para acompanhar a sua solicitação. Geralmente demora em média de uma hora para o DBE estar disponível. Para imprimir o número de acompanhamento, clique em "Documentos" -> "Abrir". Selecione o seu documento, quando abrir, novamente no menu superior, clique em "Documentos" -> "Imprimir..". Escolha a opção "Recibo de entrega do CNPJ" e clique em OK. Selecione o documento clicando duas vezes na pasta e pronto, o número será impresso.

Para acompanhar o processo, acesse: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/fcpj/consulta.asp

Informe os números impressos do documento.

Ainda não acabou, quando o DBE (Documento Basico de entrada) estiver disponível, você deve imprimí-lo, assinar e reconhecer firma em cartório e entregar pessoalmente na Receita Federal.

Aqui em Brasília, em um desses endereços:

Brasília: SAS Qd. 03 Bloco O Térreo
Taguatinga: QSD - Área Especial Comércio - Lote 4 - Ed SPAZZIO DUO - Taguatinga Sul

235 comentários:

1 – 200 de 235   Recentes›   Mais recentes»
ELETRONICOS BRASIL disse...

Olá eu fiz todos os procedimentos mais na hora que clico em gravar não grava, diz que precisa de nunero de escrição estadual ou municipal, você pode mim ajudar?

BetO disse...

Estou a uns 3 dias ligando insistentemente no Sebrae, na RF, na Jucesp e fazendo inumeras pesquisas no Google.. Cada pesquisa uma informação diferente.. Pelo seu método esta tudo correndo perfeitamente. Agora esperarei o prazo pra ir la entregar o documento pessoalmente. Muito obrigado pela informação esclarecedora.

E boa sorte com sua empresa.

Unknown disse...

EXCELENTE SERVIÇO PRESTADO AO CIDADÃO!!!! OBRIGADO E PARABÉNS!!!
JOSÉ SOARES
jose@eradogeloarcondicionado.com.br

Unknown disse...

EXCELENTE SERVIÇO PRESTADO AO CIDADÃO, OBRIGADO E PARABÉNS!!!

José Soares
Porto Alegre/RS
jose@eradogeloarcondicionado.com.br

Samuel disse...

Belo post!

Gostaria se saber mais a respeito do número da inscrisção municipal e estadual do MEI.

Tiago disse...

MAs não existe uma vedação do MEI incluir um nome fantasia?
.
Após todo esse procedimento a autor do site conseguiu a alteração?

celso disse...

Parabens pelo serviço. Fiz exatamente conforme aparece nesta pagina. Consegui imprimir o "DBE"(documento básico de entrada) Mas surgiu um pergunta: Alem deste formulario "DBE" preciso anexar algum outro documento para dar entrada na receita federal? No campo "03" do "DBE" em DOCUMENTOS APRESENTADOS está habilitado a sigla FCPJ, o que seria isto? Abraços para todos

celso disse...

Parabens pelo serviço prestado.
Fiz extamente como aparece nesta pagina. Mas surgiu uma pergunta:
Eu imprimi o formulario "DBE" (documento basico de entrada) no campo "03 DOCUMENTOS APRESENTADOS"
está habilitado a sigla "FCPJ".
Alem do formulario "DBE" preciso anexar mais outro documento para levar na receita federal? O que é FCPJ? Grato!!

Gabriel disse...

Samuel,

Já passou de um mês que você fez a pergunta, no entanto não estava recebendo notificações sobre os comentários.

No DF as empresas apenas utilizam a inscrição estadual. Para fazer esse procedimento apenas fui até a Receita Federal e fiz a solicitação. Demorou pouco mais de um mês (sem conseguir obter nenhuma informação, inicialmente o prazo era de uma semana) e a inscrição estadual saiu. Acredito que esse procedimento para inclusão de nome fantasia só funciona para quem tem inscrição estadual.

Antes de receber o número fui me informar e o atendente da receita me disse que as inscrições estaduais para o MEI estavam saindo sob demanda, dependendo da data de inscrição, por isso a demora.

Resumindo, é simples, você só precisa comparecer à Receita Federal e solicitar a inscrição estadual. Depois é só aguardar.

Qualquer dúvida, estou à disposição .

Gabriel disse...

Tiago,

É verdade, encontrei essa informação inúmeras vezes. Porém eu estou com o nome fantasia no CNPJ, realmente funciona. Esse procedimento foi passado pelo SEBRAE, então não há nada de incorreto ou ilegal.

O que acontece é que em alguns municípios você não pode emitir nota fiscal com o nome fantasia, somente com a Razão Social. Acredito que a maior parte da confusão se dá por esse motivo.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Gabriel disse...

Celso,

FCPJ segundo o site da Receita é a Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica, ou seja, é o formulário eletrônico que você preencheu no programa.

Já há algum tempo que levei essa documentação, então não lembro muito bem. Mas acredito que apenas levei o documento DBE, mas talvez você deva imprimir o formulário gerado pelo programa também.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

celso disse...

Por gentileza, poderia me dizer como faço para imprimir pelo site da receita federal o documento FCPJ? Por precauçao vou levar na receita junto com o DBE.

Gabriel disse...

Celso,

Procurei os meus dados para acesso ao DBE, porém não encontrei, então não posso lhe fornecer essa informação corretamente.

Mas pela URL passada no site: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/fcpj/consulta.asp é indicado que se trata do próprio FCPJ, ou seja, o formulário que você imprime ao acessar é o FCPJ.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

celso disse...

Bom dia colega. Minha duvida continua sendo como imprimir o formulario "FCJD". Por este site: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/fcpj/consulta.asp, unico campo que aparece para imprimir seria: "Documento Basico de entrada do CNPJ-DBE, nao encontrei nada sobre formulario FCJD. Pode me ajudar? Grato!!

Luiz Fernando disse...

Caro Gabriel,

gratoae! Tô com tudo na mão, indo registrar a firma e entregar a papelada na Receita.

Valeu!
Luiz Fernando / Goiânia-GO

Gabriel disse...

Olá Celso,

Não encontrei mesmo o meu número para acessar e averiguar exatamente o que seria o FCPJ.

Mas você só precisa imprimir mesmo o DBE, pois o FCPJ é enviado eletronicamente em um dos passos que foram informados no tutorial. O FCPJ é o primeiro formulário que você preenche no programa CNPJ e envia para receber o acesso ao site.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Gabriel disse...

Olá Luiz Fernando,

Eu que agradeço a visita ao blog.

Qualquer dúvida, estou à disposição, e boa sorte nos negócios!

celso disse...

DEU CERTO!!Gabriel voce é uma fera!! Muito obrigado pela informaçao que voce me passou, nao sei como lhe agradecer. Parabens!!!
Consegui incluir no "MEI" meu nome fantasia. Agora no meu cartao do CNPJ ja aparece o nome fantasia da minha empresa. Levei no dia 31/05/11 apenas o formulario "DBE" lacrado no envelope na agencia da receita federal aqui na cidade de Sao Paulo, bairro Tatuapé proximo do metrô tatuapé atendimento das 8:00hs as 12:00hs FONE: 146. Chegando la o funcionario educadamente me disse que eu podia colocar o envelope dentro de uma urna na recepçao junto com outros envelopes que ja estavam dentro da urna, e que bastasse eu acompanhar o resultado pela internet pelo numero do meu protocolo. Hoje dia 02/06/11 por curiosidade acessei o site http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp para consultar meu CNPJ, e para minha surpresa la estava o nome fantasia da minha empresa, fiz a questao de imprimir. DEU CERTO!!!

Andrey disse...

Muito obrigado pelas suas dicas!!
Deu tudo certo alterei o nome fantasia e antes de imprimir o dbe fui consultar meu cnpj e ja está lá meu nome fantasia!! Mesmo assim eu preciso levar algum documento para a receita???
Muito Obrigado!

Gabriel disse...

Olá Andrey,

Não entendi muito bem. Você efetuou o cadastro com o programa CNPJ 3.0 e não precisou levar o impresso na receita? E já apareceu o nome fantasia no CNPJ?

Henderson disse...

Bom dia Galera ! O meu aconteceu a mesma coisa que o Andrey, eu fiz ontem mesmo e hoje meu nome fantasia já consta no meu cartão do CNPJ !! Deu certinho.
Acho que a diferença está em TER a inscrição estadual e a senha do posto fiscal.
Pq havia tentado assim que eu registrei a empresa, porém não tinha senha do posto fiscal ainda, o programa do CNPJ me perguntou se e utinha Inscrição e eu disse NAO. dai a minha solicitação deu como INDEFERIDA (mas nem tentei levar na Receita Federal,nao sabia) ontem quando fiz novamente, ele me pediu eu informei que tinha Inscrição Estadual e me pediu um usuario e senha, eu deduzi que era do POSTO FISCAL informei e ele aceitou a senha, hoje eu fui consultar e já deu o resultado que tava deferida minha solicitação, cliquei pra consultar e o cartão do CNPJ e Pronto.. meu nome fantasia tá lá bonitinho !!!
Valeu Gabriela, muita gente anda dizendo que MEI nao pode ter nome fantasia e blá blá... mas PODE SIM. E outra o escritorio de contabilidade queria cobrar pra fazer isso pq era um PROCESSO que tinha q ser aberto, poxa, fiz em menos de 10 minutos isso... e tud online. Não vou precisar ir na receita federal não.

Abraço a todos e como sempre pesquisem e divulguem seus resultados, você pode estar ajudando alguem que está quase sendo enganado.

Gabriel disse...

Olá Henderson,

Não sabia dessa forma. Bastante prático. Como se consegue essa senha do Posto Fiscal?

Mesmo tendo que levar o documento impresso na receita ainda acredito que a inclusão de nome fantasia seja simples. Mas dessa forma, é claro que é bem mais conveniente.

Obrigado pela contribuição.

Andrey disse...

Sim, eu fiz o cadastro pelo CNPJ 3.0 e no outro dia fui consultar meu CNPJ e ja estava no meu cadastro o nome fantasia da empresa! Por isso eu perguntei se ainda é necessário levar algum documento para a Receita, o q acha?

Andrey disse...

Complementando o comentário do Hederson o meu pedido foi aceito após eu adquirir a senha on line do posto fiscal, após isso ja liberou a inscrição estadual, para obter a senha basta preencher um requerimento e levar ao posto que atendente ao seu território, em poucos minutos é gerada a senha. Aqui está o requerimento q ja deve levar preenchido. www.allservice.cnt.br/Servicos/Fiscal/Downloads/requersenha.doc
Qualquer novidade me avise, obrigado.

Gabriel disse...

Olá Andrey,

Obrigado pela contribuição. Eu acredito que não é necessário levar mais nenhum documento na receita, já que o nome fantasia já consta em seu CNPJ.

Quando eu fiz o procedimento eu não tinha a senha do posto fiscal, então, creio eu, que por isso tive que levar o documento na receita.

Qualquer dúvida estou à disposição.

celso disse...

Pessoal alguem pode me tirar uma duvida? Sou microempreendedor individual (MEI) ja consegui fazer constar o nome fantasia que eu criei no meu cartao do CNPJ.A minha pergunta é a seguinte: Será que eles(RECEITA FEDERAL) consultaram a junta comercial ou outros orgaos de registro de marcas e patentes como por exemplo o "INPI" para verificar se ja tinha este nome fantasia no meu segmento?

Gabriel disse...

Olá Celso,

De acordo com o que eu sei, é possível registrar o mesmo nome fantasia desde que o mesmo não esteja no INPI. Então acredito que eles não verificam a área de atuação, mas verificam se o nome existe no INPI.

Lembrando que essa é a minha opinião, pesquisei mas não encontrei uma resposta concreta para a sua questão.

Ficamos no aguardo de que alguém que conheça esse processo possa nos informar melhor.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Josy disse...

Gabriel, muitíssimo obrigada pelas informações!!! No meu caso, não sei se será possível conseguir... na minha região (São Luís-MA) deve ser usado o PGD versão web. Tu sabes como funciona?
Obrigada!

Gabriel disse...

Olá Josy,

Desculpe a demora, mas andei extremamente ocupado esses dias.

A princípio nunca utilizei a versão web, mas isso é uma restrição do seu município?

Claudio LN disse...

Olá Gabriel. parabéns pelo serviço de ajuda a nós MEI.
Gostaria de saber se da para ter nome fantasia quando de prestação de serviço (só inscrição municipal.
Sendo que é possível sigo o mesmo procedimento?
Abraço

Gabriel disse...

Olá Cláudio,

Não posso te dar certeza pois aqui no Distrito Federal só temos CF/DF que seria a inscrição estadual.

Acredito que deva possuir a inscrição estadual pois era o nome que era referenciado nos aplicativos.

Mas como disse no início, não posso te dar certeza.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Andre Gonçalves disse...

Rapaz! vc é amigo mesmo, as informaçoes ajudaram muito, agradeço vc e lhe desejo sucessos...

André Gonçalves,
Montes Claros -MG

Andre Gonçalves disse...

Vc é amigo mesmo! As informações tem ajudado muito,sucessos para vc...Até.

André gonçalves,
Montes Claros -MG

Gabriel disse...

Olá André,

Obrigado pelo comentário, estou à disposição.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Fabiano disse...

Boa noite, a Junta Comercial da minha região (Juiz de Fora) me informou que eu deveria preencher o DBE no site da Receita > Cadastro sincronizado > coleta online/WEB > imprimir e entregar na Junta. Estou na dúvida se esse procedimento é o mesmo que o que vc descreveu, ou se são diferentes?

Gabriel disse...

Olá Fabiano,

A única diferença que notei é que você utilizará o site da receita ao invés do programa CPNJ, a não ser que eles tenham te passado uma informação incorreta.

Particularmente não sei se o site da receita tem alguma área que faz o mesmo que o programa CNPJ, mas se eles te indicaram corretamente e você consegue preencher o DBE será a mesma coisa.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Gabriel Oliveira

Unknown disse...

Olá, na ora de colocar o UF que é minas gerais fala para eu consultar a coleta online mas como faço isso?

Gabriel disse...

Olá Welington,

Não posso responder sua pergunta de forma precisa. Mas é possível encontrar sobre a coleta online em: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/ColetaWeb.htm

Acredito ser outra forma de se fazer o processo.

Se conseguir alguma novidade compartilhe conosco.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

André Dias disse...

Fala Gabriel! boa noite! cara você foi SUPER 10 com seu post de utilidade pública! está ajudando a muitas pessoas! inclusive a mim!! consegui cadastrar o nome fantasia com seu tutorial e não precisou levar papel nenhum na receita apareceu direto na minha consulta cadastral o nome fantasia!!! espero que não precise fazer mais nada, acho que ficou 100% já!! muito obrigado! fique com Deus e continue com esses posts maravilhosos!! pq pra ajudar os outros são poucos! POUQUISSIMOS!!! Parabéns!!

Gabriel disse...

Olá André,

Eu que agradeço a visita. Qualquer dúvida estou à disposição.

Sucesso!

Gabriel Oliveira

André Dias disse...

Grande Gabriel!! Acabou de me surgir uma dúvida!! pode me ajuda? vi um video sobre MEI e dizia que em até 60 dias apos o registro eu tenho que enviar na junta comercial o "REQUERIMENTO DE EMPRESÁRIO" com meu RG xerocado atrás!! e se não enviar o meu cnpj é cancelado automaticamente!! como faz isso? aonde eu pego este "requerimento de empresário" você ja fez isso? obrigado!!!

Gabriel disse...

Olá André,

Eu nunca fiz, você precisa confirmar a data do vídeo. Pois os primeiros empreendedores que se formalizaram como MEI tinham realmente que fazer isso. Acredito que antes de Julho de 2010.

Mas a partir dessa data não é mais necessário essa ação. Ainda estou com meu CNPJ e nunca levei o requerimento de empresário à junta comercial.

Veja a data do vídeo, se for de antes de Julho de 2010 você não tem com o que se preocupar.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Ryan Emmanuel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ryan Emmanuel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ryan Emmanuel disse...

O coleta on-line é igual ao CNPJ 3.0, a diferença é que ele é usado nos estados e prefeituras que têm convênio com a Receita. Assim, o programa web já envia os dados para os três orgãos (Receita Federal, Estadual e Municipal) de uma só vez. E ao invés de ter de entregar documentação em vários lugares, um só fica responsável pela conferência e valida pelos demais. Por exemplo, aqui em BH quem recebe é a JUNTA COMERCIAL e passa as informação à Receita, SEFAZ-MG e PBH.

Gabriel disse...

Olá Ryan,

Obrigado pelas informações, desconhecia o processo que você descreveu.

Novamente, agradeço pela contribuição.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Joana disse...

Olá, Ryan!

Por favor me ajudem... onde eu localizo o coleta online?

É que sou de MG e a alteração para incluir o nome fantasia só pode ser feita por ele.

Obrigada,

JOana

William Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
William Melo disse...

Como vou saber quando o BDE estiver disponível meu amigo ? obrigado.

Gabriel disse...

Olá William,

O DBE pode ser consultado no endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/fcpj/consulta.asp

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel J. disse...

Olá, gostaria de fazer o processo de inserir nome fantasia no meu MEi. Já li o teu post, mas vi que várias pessoas responderam com outros métodos, ou formas atualziadas de se prosseguir. Afinal, qual o correeto, ou mais fácil? Ou apenas sigo o do início do post mesmo?

Grato,

Gabriel

Gabriel disse...

Olá Gabriel J.,

Os usuários que comentaram, realizaram o mesmo procedimento. A diferença é que alguns não precisaram levar o documento na receita por possuirem a senha do posto fiscal. O Henderson informou como proceder para criar sua senha.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Anônimo disse...

Obrigado pela informação Gabriel, fiz o passo a passo e entreguei os docs na receita e em dois dias ja estava pronto. Muito obrigado tambem as perguntas postadas que tambem me foram uteis junto com as respostas. Abraço a todos e boa sorte com suas Novas Empresas.
Atenciosamente, Marcos

Ana Glória disse...

Oi Gabriel!!

Acabei de me cadastrar no MEI, já possuo o número do CNPJ.
Baixei o CNPJ 3.3, quando digito o número do cnpj diz que não é válido! Estou sem saber o que fazer! Você poderia me dá uma orientação?

Muito obrigada!

Gabriel disse...

Olá Ana Glória,

Não possuo essa informação mas acredito que possa demorar algum tempo até que o CNPJ conste como válido no programa.
Aguarde um dia ou dois e tente novamente.

Verifique atentamente o número e se o programa pede que se digite somente os números ou o CNPJ completo formatado com barra e pontos.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Ana Glória disse...

Obrigada pela presteza na resposta, Gabriel.

O número está correto, já tentei várias vezes!
Daqui a dois dias eu tento novamente!
Muito obrigada!

Ana Glória

Rafael Gouveia disse...

Parabéns, deu tudo certo, agora é aguardar !!

grato pela dia, mas por curiosidade, qual o ramo que você atua ?

abraço.

Gabriel disse...

Olá Rafael,

Eu estava vendendo CDs e Livros do meu pai através do site. Porém agora estou parado e planejando uma loja virtual para vendas de produtos peculiares na área de eletrônica, áudio e vídeo e informática.

E você, em qual ramo atua?

Até mais

Anônimo disse...

Olá Gabriel, parabéns pelo blog de extrema utilidade. Acabo de entrar no MEI, trabalho com finalização e pós produção para Cinema e TV aqui no RJ. Estou pegando alguns clientes grandes e fico um pouco com pé atrás de passar uma nota sem um nome fantasia. Tenho algumas dúvidas. Você poderia entrar em contato comigo diretamente (no email contato@bernardouzeda.com)? Gostaria de, quem sabe, contratar seus serviços, nem que seja como consultor. Preciso resolver isso o quanto antes. Obrigado, um abraço!

Bernardo

Design Radical disse...

Bom dia Gabriel

Antes de tudo, quero agradecer pelo post, que com certeza, está ajudando muita gente!
Fiz todo o procedimento, no iníco, quando enviei pela primeira vez, como eu não tinha um certificado e não tinha colocado um login e senha, deu indeferido!
Logo percebi que o login e a senha era a do posto fiscal da secretaria da fazenda, que lendo alguns informativos cheguei a essa conclusão!
Deu certo ne segunda vez e como alguns postaram, no meu caso também apareceu já registrado o nome fantasia!
Entrei com o número do recibo e identificação e já estava disponível!
tentei ainda buscar mais informações,mas na própria receita não souberam se deveria ser feito mais algum procedimento!
Está lá o nome fantasia, mas ainda sim vou verificar se está finalizado ou se precisa mais algum procedimento para que seja concluído todo o processo, caso não, melhor ainda, encerra-se aqui!
Obrigado pela ajuda e espero também ter contribuído de alguma forma!

Mauro Sérgio

Gabriel disse...

Olá Bernardo,

Tentei entrar em contato pelo e-mail passado mas retornou. O endereço está correto?

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Olá Mauro,

Quando o nome fantasia aparece no CNPJ não é necessário mais nenhuma ação. Esse nome já consta no documento.

Obrigado pela visita e pelo comentário.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Fabiano Nunes disse...

Valeu Gabriel, vc fez mta gente economizar sola de sapato, inclusive eu. O procedimento está 100%. Muito facil seguindo seus passos, sem eles teria esquentado mto a cabeça. Obrigado mesmo!!

Anônimo disse...

Fiz tudo como estava descrito e deu certo, só que o comprovante que ficou disponível para impressão já é o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral ou seja já saiu com o nome fantasia, a duvida é, eu preciso levar isso la na receita ou agora já sai tudo pronto??

Gabriel disse...

Olá anônimo,

Se o nome fantasia já sai impresso no comprovante CNPJ que você pega no site da Receita, não é necessário mais nenhum procedimento.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Anônimo disse...

VOCE PODE ME AJUDAR, POR FAVOR?
FIZ PASSO A PASSO QUE VC EXPLICOU E QUANDO VOU VERIFICAR PROCESSO APARECE O SEGUINTE.
Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):

SEFAZ-SP

Solicitação sem certificado digital e sem usuário e senha do PFE.

Anônimo disse...

Olá, por favor me ajudem já fiz todo o processo quando chega na hora de gravar diz que não há erros a ser entregue a RFB e que o numero de inscrição municipal não foi adicionada, sendo que nem aparece a opção para inserir. Alguem pode me ajudar?

Grata,

Gabriel disse...

Olá Anônimo, eu não entendi muito bem. Você disse que a mensagem é que "não há erros a ser entregue". Poderia explicar melhor o que ocorreu para que possamos tentar ajudar.

Anônimo disse...

Obrigado pela informação prestada Gabriel, foi de grande valia, pois estava atras da informação na junta comercial da minha cidade e eles estavam totalmente desinformado devido alegarem ser um processo novo e as informações chegam aos poucos por isso agradeço e já realizei o meu cadastro do nome fantasia um grande abraço e ate mais...sless

Anônimo disse...

Obrigado pela informação prestada Gabriel, foi de grande valia, pois estava atras da informação na junta comercial da minha cidade e eles estavam totalmente desinformado devido alegarem ser um processo novo e as informações chegam aos poucos por isso agradeço e já realizei o meu cadastro do nome fantasia um grande abraço e ate mais...sless

Anônimo disse...

Obrigado pela informação prestada Gabriel, foi de grande valia, pois estava atras da informação na junta comercial da minha cidade e eles estavam totalmente desinformado devido alegarem ser um processo novo e as informações chegam aos poucos por isso agradeço e já realizei o meu cadastro do nome fantasia um grande abraço e ate mais...sless

invictusblack tv online disse...

Obrigado pela informação prestada Gabriel, foi de grande valia, pois estava atras da informação na junta comercial da minha cidade e eles estavam totalmente desinformado devido alegarem ser um processo novo e as informações chegam aos poucos por isso agradeço e já realizei o meu cadastro do nome fantasia um grande abraço e ate mais...sless

Gabriel disse...

Olá Invictus TV Online,

Eu que agradeço a visita, que bom que foi útil para você.

Até mais.

camila disse...

Olá, sou mei e gostaria de incluir um nome fantasia, li seu tutorial e baixei o cnpj versão 3.4 no site da receita, fiz todo passo a passo, mas quando chega em gravar para entregar a rfb: diz que não existem documentos sem erros e prontos para serem gravados para entregar a RFB. O que devo fazer?

No Aguardo de uma resposta.

Att,
Camila

Anônimo disse...

olá gostaria de saber quanto tempo para sair o nome no cnpj e se paga alguma taxa para recita?

Gabriel disse...

Olá Camila,

Não sei o que pode ser o problema. Aconselho a você entrar em contato com o Sebrae de sua cidade (http://www.sebrae.com.br) pelos telefones ou e-mail de contato (eles sempre respondem, em média de 3 dias), ou então no Blog do Sebrae de Minas Gerais, que tem um excelente atendimento: (http://sebraemgcomvoce.wordpress.com/).

Acredito que possa haver algum problema com a documentação, e o sistema está dizendo que há algum erro, por isso o melhor mesmo é você entrar em contato com o Sebrae ou talvez melhor ainda com a Receita Federal.

Obrigado pela visita. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Olá Anônimo,

Você se refere ao MEI? No MEI o seu CNPJ sai na hora. Basta acessar o sítio www.portaldoempreendedor.com.br e seguir os passos. Mesmo com a facilidade aconselho a pensar antes de simplesmente fazer o registro, é preciso verificar se atende aos seus requisitos e se realmente é necessário.

Se for outro formato de empresa o CNPJ demora em média de um mês e é um processo bastante burocrático. Para isso você tem que procurar um contator.

No MEI você paga uma pequena taxa, atualmente é de menos de R$40,00. Uma porcentagem do salário mínimo, não tenho certeza quanto, pode ver em detalhes no Portal do Empreendedor.

Obrigado pela visita, qualquer dúvida estou à disposição.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

camila disse...

Olá Gabriel li seu tutorial, muito legal da sua parte tentar nos ajudar.

Já fiz quase tudo, falta só imprimir o DBE para leva-lo até a receita para isso me responda o seguinte:
-Paga-se alguma taxa lá na hora, quanto?
-Quais os documentos necessarios para anexar ao DBE?
-Leva quantos dias para o nome fantasia sair no cartão do cnpj?

Muito Obrigada pela ajuda!
Att,
Camila

Gabriel disse...

Olá Camila,

-Paga-se alguma taxa lá na hora, quanto?

Não. Nenhuma taxa é paga na Receita, no entanto para reconhecer firma no Cartório paga-se uma taxa (em média de R$2,00).

-Quais os documentos necessarios para anexar ao DBE?

Que eu me lembre, somente o DBE mesmo, eu ainda levei o cartão CNPJ, não lembro exatamente se foi necessário. E é preciso levar em um envelope, eles pedem para colocar o nome da empresa em cima do envelope para entregar.

-Leva quantos dias para o nome fantasia sair no cartão do cnpj?

Uns dois ou três dias, foi o prazo em que apareceu no meu.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Joãozinho disse...

Olá, obrigado pela informação, já fiz todo o procedimento, agora é só esperar!

Você sabe se como MEI, posso alterar o nome empresarial?

Desde já agradeço!

Gabriel disse...

Olá Joãozinho,

De acordo com as pesquisas que fiz não é possível.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Camila disse...

Boa tarde Gabriel, tudo bem? Veja se consegue me ajudar. Fiz todo o procedimento certinho, e o processo esta assim:

DATA - HORA

ÓRGÃO

STATUS


[23/03/2012 - 16:57:32]


RFB
Sua solicitação foi submetida a verificação automatizada.
[23/03/2012 - 16:57:32]

RFB
Sua solicitação foi enviada para a Sefin-Curitiba.
[23/03/2012 - 19:01:39]

Curitiba
Sua solicitação foi analisada.
[23/03/2012 - 19:01:39]
RFB
Foi gerado DBE/Protocolo para a solicitação.
[23/03/2012 - 19:01:39]
Curitiba
Solicitação em análise pela Prefeitura Municipal de Curitiba - encaminhar documentação ao Setor de Alvarás e Atendimentos.

Recebi essas informações:
Seu pedido foi devidamente recebido em 23/03/2012 pela RFB. Proceda da forma abaixo:

Clique aqui para imprimir o Documento Básico de Entrada do CNPJ - DBE e reconheça a firma em cartório da pessoa física responsável, ou do preposto, ou do procurador;

Clique aqui para saber a documentação a ser enviada por via postal ou por meio de entrega direta para o seguinte endereço: (2.1 abaixo)

PREFEITURA MUN.DE CURITIBA-DIV.ALVARA COMERCIAL
AVENIDA CANDIDO DE ABREU 817 CENTRO CIVICO
80530-908 CURITIBA PR

2.1Empresário (Individual): NJ 213-5. /Data de registro do Requerimento de Empresário./

Quando se tratar de dado cadastral constante do ato constitutivo da entidade ou do estabelecimento filial, Requerimento de Empresário, registrado na JC, referente à alteração cadastral solicitada.

Caso haja acima mais de uma opção de endereço, escolha aquela de sua preferência.

Desejando imprimir a "etiqueta" de endereçamento, clique aqui: endereçamento

Observações:

O deferimento do seu pedido está condicionado ao atendimento cumulativo das seguintes condições:

a) a documentação estiver completa e correta;

b) os dados informados no pedido estiverem de acordo com os da documentação enviada;

c) não houver, de acordo com a IN/RFB n° 1.005/2010, pendências impeditivas;

Não envie documentos originais, exceto o Documento Básico de Entrada - DBE, pois nenhum dos documentos serão devolvidos.

Após o envio da documentação, aguarde a análise. O acompanhamento da solicitação deverá ser feito nesta página.

Este documento/informação ficará disponível para impressão durante 30 dias contados a partir da data do atendimento.

Além de reconhecer firma e enviar o documento impresso que documento é esse? (Requerimento de Empresário, registrado na JC, referente à alteração cadastral solicitada).

Seria o cadastro de MEI?

Fico no aguardo,

Att, Camila e-mail: camila_lembrancas@hotmail.com

Nacional Bordados disse...

Boa noite. fiz todo o processo e na consulta diz que a minha senha pfe esta incorreta.
Mas no posto fiscal entra normalmente sera que tenho que enviar a impressão do pedido? e depois que fica tudo certo? pode me ajudar

Nacional Bordados disse...

fiz todo o precesso mas na consulta diz que minha senha esta errada. mas acesso o posto fiscal normalmente. o que faço? sera que preciso enviar o comprovante antes e depois eles colocam o nome fantasia?
me ajuda

Gabriel disse...

Olá Camila,

Que eu me lembre sim, o Requerimento de empresário no caso é o Certificado de Condição do Microempreendedor individual.

Geralmente ele sempre substitui a maioria dos tipos de documentos de sociedade como o Contrato Social.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Nacional Bordados,

Não vou saber te responder corretamente pois não tenho senha do posto fiscal. Algumas pessoas comentaram aqui o uso da senha do posto fiscal.

É bom você dar mais uma conferida e tentar novamente. Pois geralmente quem usou a senha do posto fiscal não precisou levar a documentação.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Magia dos Brindes disse...

Para passar a NF posso colocar apenas o nome fantasia e endereço, ou tenho que colocar o meu nome tb?

Eu mesmo posso fazer essa NF ou tenho que fazer em alguma gráfica?

Gabriel disse...

Magia dos Brindes,

Essa questão se pode ter somente o nome fantasia na nota fiscal é de acordo com cada legislação municipal, ou seja, depende do município em que você se encontra. Deverá pedir essa informação quando for solicitar a autorização para impressão de nota.

Por isso também somente a gráfica pode emitir a nota, pois ela terá um vínculo com a autorização para emissão de notas fiscais.

Se for NF-e o processo é diferente. Primeiramente você terá que adquirir um certificado digital que não é tão caro, o maior problema é que terá que gastar com algum software para emissão das notas. Mas acredito que a longo prazo essa seja a melhor opção.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Magia dos Brindes disse...

No DBE gerado não está o nome fantasia que eu tinha colocado. Está apenas que o motivo é alteração do título de estabelecimento.

É isso mesmo?
Como eles vão saber o nome fantasia? Pelo arquivo que enviei a receita?

Gabriel disse...

Magia dos Brindes,

É isso mesmo, não precisa constar no DBE o nome fantasia, somente a operação, eles farão a alteração de acordo com o arquivo enviado.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

maykel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maykel disse...

boa tarde, na minha cidade não tem um posto ad receita federal, como eu faço?

maykel disse...

Bom dia na minha cidade não tem receita federal, como que eu faço???
agradeço

Gabriel disse...

Olá Maykel,

Não vou saber te responder. O melhor é você procurar a prefeitura ou se informar com o Sebrae.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

deda disse...

Olá gabriel,
segui todos os passos indicado em cima e enviei,já faz 6 horas e até agora nada.
Resolvi abrir o programa cnpj e clikei em documentos e em abrir, na janela situação está: (DR), antes tinha um simbolo de visto na cor verde. Que significa DR?

Gabriel disse...

Olá Deda,

Não saberei lhe responder essa pergunta. Se ainda não foi liberado entre em contato com a Receita para saber mais detalhes.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Leandro disse...

oi fiz como indicado, mas não deu certo, aparece a seguinte mensagem:
Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):
Solicitação sem certificado digital e sem usuário e senha do PFE.
VocÊ tem ideia de como posso resolver, desde já agradeço.

Leandro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel disse...

Olá Leandro,

Não sei o porque da mensagem. Acredito que possa existir alguma exigência de certificado digital ou senha do Posto Fiscal, você possui essa senha? Se sim, acredito que o procedimento seja um pouco diferente, como algumas pessoas relataram aqui.

De qualquer forma, aconselho você a entrar em contato com o Sebrae ou preferencialmente com a Receita Federal para saber o que houve com a solicitação.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Marcio A. Alves disse...

Olá amigo.
Saberia me informar se no RJ tem como eu ter uma Inscrição Estadual sendo MEI ?
GRATO.

Gabriel disse...

Olá Pb. Marcio Alves,

Não saberei lhe informar. Acredito que não há restrição, mas você só vai saber entrando em contato com o Sebrae, ou melhor ainda diretamente onde se tira a inscrição estadual.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Marcio A. Alves disse...

Ok Gabriel, muito obrigado.
Fiz a alteração de dados no meu cadastro MEI conforme seu tutorial. Muito bom seu trabalho. Deus te abençoe.

Luciano disse...

É possível sim, Marcio. Porém suas Inscrições não terão números, apenas o termo "DISPENSADO" em ambas.
TENHO UMA DÚVIDA: É possível ter nome fantasia SEM o nome do empresário?
Não queria meu nome nas notas.

Gabriel disse...

Luciano,

É possível sim, o nome fantasia pode ser qualquer nome. Agora, se você pode ou não colocar somente o nome fantasia na nota, é definição do município. Ou seja, em alguns você é obrigado a colocar a Razão social (quem tem o seu nome) e em outros você pode colocar somente o nome fantasia. É preciso consultar o Sebrae da sua região.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Renata disse...

Boa noite!!!!

Eu estou tentando fazer o download do programa, mas este só vem em Java.... por favor me ajude, preciso muito fazer esse cadastro no meu cnpj.

Desde já agradeço

Renata disse...

Boa noite!!!!

Eu estou tentando fazer o download do programa, mas este só vem em Java.... por favor me ajude, preciso muito fazer esse cadastro no meu cnpj.

Desde já agradeço

Gabriel disse...

Renata,

Esse é o link do Receitanet: http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/programas/receitanet/Receitanet-1.01.exe

Esse não é o JAVA como está descrito no post.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Camila disse...

Olá, graças a explicação no Blog do Gabriel meu nome fantasia já foi incluído no meu CNPJ =) Sou MEI, mas não tenho loja física só virtual, e no CNPJ consta o meu endereço residencial, porém vou me mudar em breve, Gabriel sabe me dizer como devo proceder, aonde peço para mudar o endereço? Mesmo sendo residencial, é só para evitar problemas futuros. Att, Camila

Gabriel disse...

Camila,

Não sei te informar ao certo. Mas acredito que essa alteração tenha que ser feita na Junta Comercial.

Apesar de que pode ser a mesma dificuldade de informações para alterar o nome fantasia. Cada um dá uma versão diferente. Tente conversar com uns dois atendentes do Sebrae para verificar a informação correta.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Adriano disse...

Boa tarde!, alguem sabe como mudar a atividade principal de minha empresa MEI?
Obrigado!!

Andre disse...

Oi

Andre disse...

Oi Camila, para mudança de endereço o procedimento é o mesmo, basta em EVENTOS você escolher o código 209(alteração de endereço entre municipios dentro do mesmo estado) ou código 210(Alteração de endereço entre estados) ou código 211(alteração de endereço dentro do mesmo municipio), um abraço.

Fellipe disse...

Prezado Andre,

Fui fazer os procedimentos, mas quando seleciono o meu estado: MG. Aparece a seguinte mensagem: As solicitações pertencentes ao estado de Minas Gerais deverão ser realizadas através do aplicativo de coleta online.

O que pode ser?

Andre disse...

Olá Felipe, a coleta online é por aqui:
https://www14.receita.fazenda.gov.br/cadsincnac/inicioAction.do

Um abraço.

Luciano disse...

Bom diaaaaaa!!!
Consegui incluir nome fantasia no cnpj, porém, gostaria de saber se é necessário incluir também no registro da jucerja.

Vou explicar o meu caso:
Meses atrás me disseram que só poderia incluir fantasia, se as palavras fossem constantes no nome empresarial, ou seja, teria de adicionar o SOLUÇÕES ao meu nome. Fiz Requerimento de Empresário na Junta de Nilópolis e incluí o SOLUÇÕES ao final, passando a constar também no cnpj.
Posteriormente, procedi conforme o fórum, impetrando um DBE e incluí o nome fantasia no CNPJ.

E AGORA??? Tenho q fazer outro Requerimento de Empresário na junta p incluir este nome fantasia já constante no CNPJ? Ligo pra lá e p SEBRAE e dizem q n sabem me dar essa informação.
Caso seja necessário, qual é o processo de preenchimento e documental p isso.

Desde já agradeço e comunico que esse fórum está famoso lá na faculdade.

GRANDE ABRAÇO!!!

Andre disse...

Olá Luciano, aqui em São Paulo as duas formas do MEI consultar se houve inclusão do nome Fantasia é através da Receita Federal onde se consulta o CNPJ:
www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp
E através do Cadesp(Cadastro de Contribuinte do ICMS):
https://www.cadesp.fazenda.sp.gov.br/(S(upujnf45bvsd2e45kij1aait))/Pages/Cadastro/Consultas/ConsultaPublica/ConsultaPublica.aspx
Se na consulta cosntar o nome Fantasia não há motivo de fazer mais nada, pois o mesmo foi inserido com sucesso.
Um abraço.

Anônimo disse...

obrigada. ajudou mto. até agora deu certo. imprimi o DBE e vou assinar com firma reconhecida e ir na RF.
eles falam q pode mandar pelo correio, mas melhor ir lá mesmo.
Aqui em São Paulo o end é:
Rua IsidoroTinoco, 82 - 3° andar - Tatuapé
03316-010
São Paulo-SP
valeu!!

Unknown disse...

Muito bom o Topico, porem terei que levar na receita nao consegui fazer aparecer automatico.

Valeu Garoto

Nadale disse...

Olá, estou tentando gravar e no final aparece a seguinte mensagem: não existe documentos sem erros e prontos para serem gravados para entrega à RFB. Verifiquei que aparece pendências no Estado: "Item CETESB" Protocolo não preenchido. Sou MEI e não tenho nenhum protocolo da CETESB. Todos os itens restante à CETESB, aparecem com pendências: data do protocolo, licença CETESB e data da licença CETESB. Você tem alguma idéia como consigo resolver isso?

Gabriel disse...

Olá Pessoal,

Estive um tempo sem responder os comentários por estar muito ocupado. Agradeço aos participantes que responderam dúvidas.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Nadale,

Você utilizou o programa ReceitaNet ou ReceitaNet JAVA?

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Anônimo disse...

Excelente trabalho!!! Parabéns! Se não fosse o seu blog, e eu dependesse apenas do Sebrae para me informar corretamente, estaria até hoje tentando descobrir como registrar o meu nome fantasia... Muito obrigado!!

Gabriel disse...

Olá,

Que bom que foi útil para você. Obrigado pela visita e pelo comentário.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Nadale disse...

Olá Gabriel, foi o Receitanet 1.01. Outra dificuldade de que tive, foi quando fiz apenas o nome fantasia, utilizando o programa CNPJ e quando fui transmitir o programa, depois de um tempo, no site da Receita diz que não pode ser aceito pq não tem certificado digital, usuário e senha.Você sabe o que preciso fazer? E do outro caso vc tem alguma idéia do que preciso fazer? Grata.

Fabio disse...

estou com uma duvida,estou prestes a abrir uma loja fisica,onde eu mesmo irei trabalhar. porém queria usar um nome fantasia,já que nao teria sentido usar meu nome.é uma loja de artigos esportivos

Gabriel disse...

Nadale,

Não vou conseguir te ajudar, já tem tempo que fiz o procedimento e me lembro pouco dos detalhes, geralmente seguindo os passos da certo. Outras pessoas relataram o problema da certificação digital, se você puder dar uma lida nos comentários mais antigos pode encontrar alguma resposta.
Te aconselho a entrar em contato com o Sebrae ou com a Receita Federal para tirar essa dúvida específica.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Olá Fábio,

De acordo com as minhas pesquisas há um tempo atrás, você pode utilizar sim o nome fantasia como nome do estabelecimento, então não há problemas.

A questão é sempre na nota fiscal, em alguns municípios não é permitido substituir a razão social (que é seu nome + CPF) pelo nome fantasia, outros já permitem utilizar apenas o nome fantasia. Então você deve verificar em seu município.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Everton disse...

Ola, cara muito boa sua iniciativa. Ja fiz a transmissão do formulario e estou fazendo a consulta no link que vc postou. Ainda nao esta ativo. No inicio vc informou que deveria imprimir, reconhecer firma e levar na receita, mas nao disse o pq. E alguns fizeram on-line, sera q fiz certo?

Gabriel disse...

Everton,

Eu fiz esse procedimento porque recebi essas instruções. Eu não sei se foi necessário ou não mas eles receberam o meu documento na Receita Federal.

Algumas pessoas não precisaram por ter a senha do posto fiscal. Se você tiver não precisa ir até a receita, mas caso contrário, acredito ser necessário.

Para pegar a senha do posto fiscal em alguns comentários mais antigos, algumas pessoas deram instruções nesse sentido.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Everton disse...

Gabriel, esta parte eu entendi, so queria saber pq levar levar este documento na receita, ou entao pela internet, seria para efetivar o pedido ja feito pelo preenchimento do formulado do programa?

Gabriel disse...

Everton,

Não cheguei a pesquisar o porquê mas acredito que seja para que não possam alterar os dados de uma empresa sem autorização, pois todo o processo é feito pela internet e não há nenhuma senha ou algo do tipo, você informa os dados públicos da empresa. Então qualquer um poderia fazer a alteração dos dados.

Essa é a minha opinião.

Qualquer coisa, estou a disposição.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Thiago Messias disse...

Parabens pela cidadania prestada!!Infelizmente este serviço publico precisa ser reformulado pois nem o SEBRAE sabe destes procedimentos!
Muito obrigado.

Thiago Messias disse...

Parabens pelo serviço de cidadão!
Ha dias que precisava resolver isso e muitos do SEBRAE não sabem dar esta informação.
Muitíssimo obrigado!
Thiago Messias

Gabriel disse...

Olá Thiago,

Obrigado pela visita e pelos comentários. Realmente a falta de informações é incômoda. Por esse motivo escrevi esse texto na época.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Aline Carvalho disse...

Obrigada Gabriel! Ajudou mto! Muito mais que contador e sebrae.

Gabriel disse...

Olá Aline,

Obrigado pelo comentário.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Anônimo disse...

Olá Gabriel, me ajudou mto. Fiz seu "passo a passo" e já estou com o DBE. Minha dúvida é seguinte: O SEBRAE da minha cidade, me orientou a levar 3 vias de um formulário na secretaria de fazenda, para protocolar e a partir daí liberarem o alvará definitivo e indicarem um local para que eu pudesse fazer o bloco de nota fiscal (que é o que preciso com mais urgência). Levando este documento (DBE) na Receita ainda precisarei levar a documentação na secretaria de fazenda ou já terei a liberação do alvará definitivo e emissão de nota fiscal??? Fiquei com medo de levar a documentação na Sec. de fazenda e o alvará e nota ficarem sem meu nome fantasia. O que vc acha? Sabe como devo proceder??? Desde já agradeço mto!!!! Att: Viviane

Wilson disse...

Perfeito, seguindo o passo a passo não tem erro,já tenho o nome fantasia vinculado ao meu CNPJ, após três dias úteis de entregue a Receita!
Grato pelo tutorial perfeito!

Gabriel disse...

Olá Viviane,

Na realidade talvez o nome fantasia não apareça nem no Alvará nem na nota fiscal. O nome fantasia na nota fiscal depende de cada município, por isso não tenho como te passar essa informação.

No alvará eu não tenho certeza, mas acredito que apenas constará a Razão Social.

Por isso não acredito ter problemas em fazer essas solicitações antes de incluir o nome fantasia. Mas se preferir pode esperar para ter garantias, e demora no máximo 3 dias para o nome fantasia constar em seu CNPJ.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Wilson,

Obrigado pelo comentário.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Unknown disse...

Eai galera , no 1º passo quando digitei o CNPJ e foi colocar o UF " MG " apareceu a seguinte msg. " AS INFORMAÇÕES PERTECENTES AO ESTADO DE MINAS GERIAS DEVERÃO SER REALIZADAS ATRAVES DO APLICATIVO DE COLETA ONLINE

Andre disse...

Olá Patrik, segue o link da coleta online:

www14.receita.fazenda.gov.br/cadsincnac/inicioAction.do

Andre disse...

Olá Viviane, não precisa nada disso, você mesma faz o pedido da Nota Fiscal online, só precisa saber em qual gráfica você fará sua Nota Fiscal, segue o procedimento a ser feito:

1º - acesse: http://pfe.fazenda.sp.gov.br/

2º - clique no link: Serviços: Serviços Eletrônicos ICMS

3º - Tipo de usuário: Contribuinte
Usuário: Entre com seu login
Senha: sua senha

4º - clique no link: AIDF

5º - clique no link: Menu Inicial

6º - clique no link: Pedido AIDF (Dentro da pasta CADASTRO)
7º - Entre com sua Inscrição Estadual (IE)

8º - Entre com IE da Gráfica:

9º - Tipo de impressão: Bloco

10º - Processo de emissão: Manual

11º - Os impresso serão utilizados por mais de um estabelecimento? Não

12º - Modelo: Modelo 1, Nota Fiscal

13º - Clique em: Enviar

14º - Quantidade de impressos fiscais:
- Para 01 talão, será: 50
- Para 02 talões, será: 100
- Para 03 talões, será: 150
- Para 04 talões, será: 200
Obs.: A quantidade fica a critério do comprador.

15º - Quantidade de Blocos: Será definido de acordo com a quantidade que foi definido no
item anterior. (1 talão - 2 talões - 3 talões). Coloque somente o número.
16º - Notas Fiscais por Bloco: Bloco de 50

17º - Inscrição Municipal: DEIXAR EM BRANCO

18º - Clique em: Enviar.

Após feito estes procedimentos, favor aguardar a liberação da AIDF.

Quanto ao nome fantasia é só você indicar para a gráfica colocar junto a nota fiscal.

Fabiana disse...

Olá pessoal gostei das informações obtidas aqui, mas eis uma dúvida: O nome fantasia a gente pode criar qualquer um e aí vai lá e coloca e pronto? Pq sou leiga nesses assuntos mais sei que para se ter um nome fantasia precisa registrar em cartorio de marcas e patentes e sei tb que é cobrado um valor etc etal. Tem como me esclarecer isso, eu posso colocar lá no formulario qualquer coisa que eu mesma criei e referente a valores é cobrado alguma taxa depois?

Gabriel disse...

Olá Fabiana,

Não será cobrada nenhuma taxa. Eu não sei mais informações sobre o registro de nome fantasia no INPI.

Me corrijam se eu estiver errado, mas o INPI registra patentes e Marcas, Nome fantasia é o nome do estabelecimento por isso não há uma relação direta. Mas acredito ser uma questão de bom senso não utilizar um nome que é uma marca. Escolhe um nome, faz uma pesquisa no site do INPI e siga os passos do artigo. Você poderá ficar tranquila com relação à essa questão.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Allison Sorato disse...

Nossa!!!!! Tudo Que eu precisava, fiz direitinho só que em MG só faz pelo envio online. Agora Tenho que levar os documentos no cartório e depois na Receita!!!! Já distribui essa informação. Parabéns!!!!

Gabriel disse...

Olá Alisson,

Obrigado pelo comentário. Que bom que foi útil para você.

Até mais.

Gabriel Oliveira

Anônimo disse...

Olá Gabriel, td bem?

Primeiramente, parabéns pelo ato de cidadania e amor ao próximo, pois nem todo mundo tem essa atitude de compartilhar seus conhecimentos e descobertas com outras pessoas.

Mas a minha dúvida é a seguite: Fui ao Sebrae do Estado do RJ p/ informações a respeito do MEI e lá me informaram que o Empreendedor Individual não pode ter Nome Fantasia. Está correto?

Outra dúvida: Escolhi um nome que já existe, quen inclusive é usado como franquia. Me falaram que eu não posso usar por isso. Você sabe alguma coisa a respeito?
Obrigada,
Laura

Gabriel disse...

Olá Laura,

Esse é o maior problema do empreendedor individual, a falta de informações. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra.

Acredito que já teve gente aqui do RJ que fez esse processo. Na minha opinião, se não pudesse ser feito, o nome fantasia não apareceria no CNPJ.

Busquei informações em diversos lugares, fui ao Sebrae e me falaram que eu deveria ir à junta comercial. Lá me falaram que eu tinha que ir em outro lugar (não lembro agora). Fui no Sebrae novamente e o atendente me passou esses passos que descrevi mais detalhadamente aqui. Mas esses passos para colocar o nome fantasia no MEI foi o Sebrae que me passou, não descobri isso sozinho.

Então minha opinião é que pode sim. Quando tiver dúvidas, vá em outra unidade do Sebrae ou ligue para o Sebrae perguntando ou tente falar com outro atendente. As informações variam muito de cada atendente.

Com relação à utilizar o nome fantasia que já é utilizado acredito que não é uma boa idéia, talvez realmente não seja possível registrar o nome fantasia nessas condições.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

kaique disse...

Bom dia Gabriel.
Muito obrigado pela ajuda, eu criei o nome fantasia para a minha mãe, e foi muito fácil.
Agora só preciso reconhecer firma e levar na receita.

Muito obrigado mesmo!
Valeu.

Anônimo disse...

Bom dia Gabriel.
Eu estou com uma duvida, eu registrei o nome fantasia com SONHO DE CRIANCA, porque o ç não entrava, será que mesmo assim eu posso usar criança?

Anônimo disse...

Olá Gabriel,
Desculpe a demora na resposta.

Muito obrigada pelo passo a passo, vou dar uma olhada, como funiona aqui na minha cidade.

Já fiz o procedimento de cadastro do nome fantasia e deu tudo certo, no 3° dia lá estava o nome fantasia da minha empresa.

Esperei o nome fantasia constar no meu CNPJ para levar o restante da documentação até a Secretaria de Fazenda da minha cidade (Conforme indicado pelo Sebrae) para liberação do Alvará definitivo e indicação das gráficas para emissão da Nota Fiscal. Fui informada que após 10 dias o alvará definitivo é liberado e só aí terei o n° da minha Inscrição Municipal e acesso á relação com as gráficas.

O mais legal na minha opinião, é que a nota fiscal vem com o nome fantasia.

Tive que me ausentar da cidade, então somente agora estou finalizando o processo, mas com certeza foi super fácil. Funciona mesmo!!

Obrigada pela ajuda e atenção!!

Att, Viviane

Rafael disse...

é necessário para Minas Gerais fazer utilização de um aplicativo de coleta online... como fazer?

Carlos Henrique Meirelles disse...

Olá Gabriel, Parabéns pela sua iniciativa!

Estou com algumas duvidas, você pode responder?

- Vou me cadastrar pelo portal de empreendedor nesta semana. Após a geração do certificado e com o numero do CNPJ eu já posso fazer o procedimento de baixar os programas e colocar o nome fantasia alguns dias depois? Ou eu tenho antes que dar entrada no alvará provisório na prefeitura da minha cidade ou junta comercial?

- Ainda, é necessário algum cadastro na Receita Federal ou o Cartão do CNJP para realizar este procedimento de registro do nome fantasia e entregar na Receita?

Fico no Aguardo.
Muito Obrigado!

Unknown disse...

Ótimo post, parabéns!

Agora eu não consigo encontrar o número do recibo no meu pc.

Estou sem impressora e não consigo imprimir.

Sabe onde encontro esse recibo no pc ?

Abraço!

Anônimo disse...

olá
fiz todos os procedimentos , mas nao consigo baixar o receitanet, fala que tem uma maquinavirtual java instalada no meu computador.

o que faço?
este procedimento tem algum custo?

aguardo uma resposta

sirlley_oliveira@hotmail.com

desde já agradeço.

Welson Donizetti Moretti disse...

Bom dia a todos
E como EI eu preciso ter Inscrição Estadual?

Welson Donizetti MOretti

Geraldo Nascimento disse...

Amigo parabéns pela iniciativa.

Gostaria de saber se cadastrando o nome fantasia através desse processo outra empresa pode cadastrar esse mesmo nome fantasia? no mesmo estado?

Pois uma empresa de marcas e patentes me cobrou 8x de 180,00.

Para organizar o nome fantasia e ele não poder ser mais usado por ninguém.

Desde já, obrigado.

Anônimo disse...

Olá, Gabriel.
Cheguei até teu blog pesquisando o tema, pois todas as informações, exatamente como descrito por todos aqui, são contraditórias.
Segui os passos indicados por você, com uma única exceção. Não fui pessoalmente; enviei o documento pelo correio. Em três dias a Receita Federal fez a inclusão do nome fantasia.
Parabéns a você por ter descoberto o caminho das pedras e compartilhado. Parabéns à Receita Federal, pois como serviço público, foi excelente.
Agora, resta a todos nós, tocar nossos negócios para a frente!

Saudações a todos.

Antonio.

Unknown disse...

MUITO OBRIGADO POR ESTÁ DISPOSTO AJUDAR AS PESSOAS QUE ESTÃO TENTANDO O SEU LUGAR AO SOL.
CONSEGUI TRANSMITIR, MAS NÃO RECEBI O COMPROVANTE PARA ACOMPANHAR O PROCESSO.

DESDE JÁ MEUS AGRADECIMENTOS,
LEONARDO

Unknown disse...

MUITO OBRIGADO POR ESTÁ DISPOSTO AJUDAR AS PESSOAS QUE ESTÃO TENTANDO O SEU LUGAR AO SOL.
CONSEGUI TRANSMITIR, MAS NÃO RECEBI O COMPROVANTE PARA ACOMPANHAR O PROCESSO.

DESDE JÁ MEUS AGRADECIMENTOS,
LEONARDO

Gabriel disse...

Olá pessoal, estive viajando por isso não respondi a vários questionamentos aqui. Primeiramente agradeço à todos que conseguiram e que vieram fazer seu comentário para reforçar o texto.

Verificarei com calma todas as questões e responderei as que forem possíveis.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Olá,

Com relação ao nome SONHO DE CRIANCA eu acredito ser correto sim utilizar o Cedilha. Isso se deve ao fato de alguns sistemas não suportarem acentos ou mesmo evitar confusões já que se o nome fantasia deve ser único, se você digitasse Sonho de Criança, poderia ser possível outro utilizar Sonho de Crianca sem o acento e ficar dois nomes com grafias iguais, mas todos saberiam que não existe a palavra crianca e sim criança.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Viviane,

Muito obrigado por contar sua experiência, é uma ótima contribuição para o texto e para os outros usuários que tiveram a mesma dificuldade.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Rafael,

Há alguns comentários que falam sobre o assunto, eu não sei especificamente por que não sou de MG.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Olá Carlos,

Demorei a responder, talvez você já tenha feito o procedimento.

Pode fazer o procedimento assim que fizer o cadastro no CNPJ, não precisa dar entrada no Alvará.

Não é necessário nenhum cadastro prévio na Receita.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Olá Gerson,

Não sei te informar, verifica se há alguma opção no programa, deve haver um registro dos enviados.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Olá Sirlley,

Antes de instalar o Receitanet Java, instale a máquina virtual Java através desse link http://www.java.com/pt_BR/download/

Esse procedimento não tem custo, a não ser com o cartório para reconhecimento de firma (cerca de R$2,00)

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Olá Welson,

Não é necessário, mas alguns fornecedores pedem essa informação, então o melhor é fazer a solicitação logo, para sair demora cerca de um mês.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Olá Geraldo,

Acredito que pode sim, deve haver alguma forma de processo.

A empresa cobra esse valor para fazer o registro do nome também no INPI, dessa forma você é detentor do nome e pode entrar com processo caso alguém utilize seu nome, e acredito que antes de alguém usar o nome a Receita Verifica isso.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Olá Antônio e Leonardo,

Obrigado pelos comentários.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Edson Jr. disse...

Pessoal me ajudem, estou tentando alterar a nome fantasia, mas recebi essa mensagem.
Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):


ÓRGÃO

MOTIVO


SEFAZ-SP

Solicitação sem certificado digital e sem usuário e senha do PFE.
como devo procede?

Gabriel disse...

Olá Edson,

Aparentemente você deve possuir a senha do Posto Fiscal, existem alguns comentários aqui nesse texto que falam como adquirir essa senha, se eu não me engano está entre os 30 primeiros comentários.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Anônimo disse...

Este comentário vai para todos!

Uma semana depois de eu ter "aberto" minha micro-empresa (pois é isso mesmo, micro), mais para meu prazer do que para qualquer outra coisa, já estou pensando seriamente em fechar! É isso mesmo. Já estou sendo vítima dos brazucas espertalhões e vendilhões do templo, que ficam sempre alerta para viverem às custas dos brasileiros que querem viver a vida com honestidade, decência, dignidade. Já na primeira semana de registro da MEI, já recebi duas cobranças: de um sindicato e de uma Assoc Coml e Empr de São Paulo. É isso mesmo, o nome nem completo está. R$ 259,00. Quem receber coisas do tipo, NÃO PAGUEM! É má fé, é roubo, é picaretagem. E se telefonarem com ameaças e insultos, não percam o controle. Desliguem o telefone e façam boletim de ocorrência policial e se alguém dizendo-se passar pelo serviço de proteção ao crédito,é golpe. O caminho é polícia e boletim de ocorrência policial.

Fiquem atentos!

Saudações a todos.

Carla Correia disse...

Olá Gabriel,fiz todo o procedimento,mas na hora de imprimir o número do DBE p eu acompanhar o processo, aparece a pasta de "gravados",porém n entra quando clico,ficando assim impossibilitado de clicar na opção "ok". Resumindo,n consigo saber o número do DbE! É necessário que eu tenha esse número p eu saber como anda o procedimento,correto? Ou não?

Anônimo disse...

Oi gente!

Este blog foi o ponta pé inicial que eu precisava. Agradeço ao Gabriel e a todos que deram ótimas dicas em seus comentários. Me ajudaram muito!

Consegui fazer o registro do nome fantasia e a partir daí, consegui fazer tudo como eu queria.

Tenho o nome fantasia no meu CNPJ, na conta conta bancária da minha empresa e até na nota fiscal.

Tô super satisfeita e operando a todo vapor!!!

Valeu galera!!!!!

Viviane

Gabriel disse...

Olá Anônimo,

Também recebi no início do ano algo relacionado ao sindicato dos comerciários. Mas não é necessário pagar.

Pesquisei na internet e depois liguei e o atendente gentilmente pediu que eu desconsiderasse já que sou MEI.

Fiquem atentos a esse tipo de cobrança, sempre que receberem alguma pesquisem e entrem em contato para saber o motivo da cobrança.

Gabriel disse...

Olá Carla,

Desculpe a demora em responder.

Eu não vou saber te responder corretamente, fiz o processo a muito tempo e não uso mais o mesmo computador que fiz o processo, isso significa que não tenho mais guardado o DBE original da operação.

Caso seja somente para acompanhamento, apenas aguarde o nome fantasia aparecer. Mas se for para imprimir o documento a ser enviado tente fazer o processo novamente e veja o que o programa diz.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Olá Viviane,

Obrigado pela visita. Que bom que o texto lhe foi útil.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Anônimo disse...

oi boa noite pro favor mim ajude eu baixei os dois documento. mas eu preencho tudo na hora de clica ok ele aparece um quadrado dizendo essa frase ACTIVEX COMPONENT CAN´T CREATE OBJECT. O QUE EU FACO EU PRECISO MUITO DA SUA AJUDA O QUE ESTA ERRADO.
OBRIGADA PELA SUA ATENÇÃO .

Anônimo disse...

OI BOA NOITE.
MIM CHAMO MICHELE,PRO FAVOR MIM AJUDE EU BAIXEI OS DOIS PROGRAMA.MAS EU PREENCHO TUDO MAS NA HORA DE CLICA OK ELE APARECE UM QUANDRO DIZENDO ESSA FRASE:ACTIVEX COMPONENT CAN´T CREATE OBJECT. O QUE EU FACO EU PRECISO MUITO DA AJUDA DE VOCÊS O QUE ESTA ERRADO?
MUITO OBRIGADO.
EMAIL:MICHELESOUSA-2009@HOTMAIL.COM

Gabriel disse...

Olá Michele,

Você está utilizando o ReceitaNet JAVA?

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Fabiana disse...

Obrigada Gabriel pelas informações, já baixei os programas aqui e evou tentar fazer para ver se vai dar tudo certo comigo rs. Qdo tiver tudo certinho posto aqui. Bjo.

Anônimo disse...

gabriel como fazer para colocar o nome fantasia na nota eletronica?

grato amigo

Gabriel disse...

Olá Anônimo,

Como você está fazendo para emitir a nota eletrônica?

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Olá Fabiana,

Obrigado pelo comentário.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

eduardo disse...

gabriel eu fiz tudo que vc disse, no domingo, fiz a consulta hj a tarde e o dbe ainda nada...oq pode ter acontecido.
obs: nao tem nenhuma peendencia

grato

Anônimo disse...

Gabriel bom dia ,
fiz os procedimentos até a parte onde tenho que informar o NIRE E CNPJ os mesmos eu não consigo digitar pois o local fica cinza impossivel de digitar dá uma força ai

Gabriel disse...

Olá Eduardo,

Aguarde mais um tempo. Mas se demorar muito entre em contato com a Receita, eles poderão lhe informar.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Anônimo,

Você foi em Documento > Novo?

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Anônimo disse...

sim Gabriel segui todas suas informações , no nessa hora que deu errado e ai o que eu faço?

Gabriel disse...

Olá Anônimo,

Há algum tempo que fiz o processo e não tinha o CNPJ instalado. Baixei e iniciei o processo e realmente não é possível digitar o NIRE, não sei por qual motivo.

O CNPJ já apareceu digitado pois informei no passo anterior.

Ao verificar as pendências não ocorreu nenhum erro com relação ao não preenchimento do NIRE, então acredito que você pode tentar enviar assim mesmo?

Você já tentou enviar?

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Anônimo disse...

ja enviei sim , e ele me diz que ta com pendencia

Luciana disse...

No final de tudo minha solicitação
não foi atendida pelo motivo:
SEFAZ-SP

Solicitação sem certificado digital e sem usuário e senha do PFE.

O que é isso????

Camila disse...

Olá Gabriel, tudo bem? Daqui um tempinho vou me mudar, vou precisar trocar o endereço de MEI como devo proceder, posso fazer pela internet mesmo? Quero saber para evitar problemas futuros. Se tiver interesse em fazer um site/loja virtual pode falar comigo, eu e meu esposo desenvolvemos. Att, Camila

Gabriel disse...

Anônimo,

Não vou ter como te ajudar nesse caso. Tente refazer o processo removendo e instalando novamente os programas ou mesmo tentando em outra máquina.

Outra coisa poderia ser o seu CNPJ, ele é de que data?

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Luciana,

Esse problema é porque em alguns municípios você precisa ter a senha do Posto Fiscal, como eu não emiti essa senha eu não sei lhe passar o procedimento.

Em alguns comentários mais antigos existe o procedimento para emissão da senha do posto fiscal, se você tiver tempo e paciência dê uma lida nos comentários dessa postagem.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Gabriel disse...

Olá Camila,

Quando fiz o MEI também tinha a intenção de me mudar, mas acabei não o fazendo então não tenho informações específicas.

Acredito que você terá que ir até à Receita Federal ou à Junta Comercial para providenciar a mudança de endereço.

Quanto ao site/loja virtual agradeço mas já sou desenvolvedor web.

Atenciosamente,

Gabriel Oliveira

Unknown disse...

Ola boa tarde. Acabei de fazer todo o processo conforme descrito acim.Não precisei colocar o nº do Mei ,mas consegui enviar assim mesmo.Agradeço as informações ,agora só levar o impresso na receita aqui no Rio.Obrigado.

Anônimo disse...

Enviei a primeira vez e apareceu a mensagem: SEFAZ-SP solicitação sem certificado digital e sem usuário e senha do PFE, fui no posto e cadastrei uma senha , tento enviar de novo e aparece uma mensagem : que o cnpj já foi enviado ,e não me deixa enviar . o que faço ?

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 235   Recentes› Mais recentes»