sexta-feira, 29 de junho de 2007

Pirataria prejudica Microsoft?

Você já parou para pensar se a pirataria realmente prejudica uma grande empresa como a Microsoft? Ou mesmo parou para pensar se tantas pessoas teriam um PC em casa nos dias atuais, ou se esses PCs teriam diminuído tanto o seu preço se não fosse a pirataria?

O Sistema operacional é um produto fundamental nos computadores, sem ele não existiria a informática do jeito que é, ou então teríamos que programar as aplicações uma de cada vez e usá-las, depois para usar outra, programe e use novamente, tudo isso sem mencionar o profundo conhecimento de hardware que você deveria possuir. Isso acontecia nos primórdios da computação quando ainda não existia um programa que automtizasse o relacionamento entre o hardware e os outros aplicativos. Apenas uma tarefa era executada por vez, até mesmo nos primeiros sistemas operacionais, aliás ambientes multitarefa não são tão velhos. Vamos voltar ao assunto original do tópico, senão vou escrever um longo texto sobre a história dos sistemas operacionais.

O fato que estou falando de uma empresa que cresceu pelo seu Sistema Operacional, de fato, não totalmente criado por ela, não uma idéia na cabeça do Sr. Bill Gates, mas uma implementação interessante de um sistema operacional em modo gráfico (com idéias copiadas da Apple que por sua vez copiou idéias de uma engenheira que apresentava o produto para a empresa em que trabalhava, a XEROX), que evoluiu muito ao longo dos anos e se popularizou. Cheguei ao ponto "x". Porquê o Windows se popularizou? Ainda não vou dizer que foi por causa da pirataria, e realmente isso não é verdade.

O grande motivo dessa popularização, segundo a minha opinião, é que desde o seu início a Microsoft fez parceria com a grande IBM (Dinossauro dos computadores) vendendo o seu sistema para seus computadores. Com o tempo a IBM abriu a arquitetura dos PCs e vários fabricantes de computadores puderam utilizar essa arquitetura, com a qual o SO da microsoft (na época o MSDOS) era totalmente compatível, portanto bastante utilizado. Os sistemas da Apple eram utilizados em arquiteturas da própria Apple que custavam mais. Ao surgir o Windows 3.1 em modo gráfico a popularização dos PCs veio junto com a popularização do SO da Microsoft.

No final dos anos 90 a popularização dos PCs realmente ganharam força, e se pensarmos bem, é nessa mesma época que a pirataria também ganha força. Se você lembrar bem, há 10 anos atrás não se via tantos CDs piratas como hoje.

Nos anos 90 também surgiu o Linux. No entanto ele sempre foi mais complicado de usar, a Microsoft sempre se preocupou muito com a facilidade de uso e configuração de seu sistema, outro motivo de sua popularização.

No final dos anos 90 já tínhamos também várias distribuições do linux que já estavam se preocupando com os usuários caseiros, tentando facilitar o seu uso.

O Linux tem uso mais difícil que o windows, mas não é um bicho de sete cabeças, é difícil como qualquer coisa que você tenha um primeiro contato. O Linux é estável e seguro, ao contrário do Windows que é necessário Anti-vírus, anti-spy e mais um monte de programas só para proteger seus dados, isso já torna o sistema mais lento e instável.

Então, porquê não utilizar um sistema operacional mais estável, seguro e ainda de graça. O Windows é tão bom assim? É tão fácil de usar em comparação ao Linux que compensa a falta de fatores como a segurança e o preço? Acontece que o Windows também é de graça, por causa da pirataria.

Ok. Mas ninguém se importa mesmo em usar um programa e estar em desacordo com a lei?

As pessoas são muito ligadas umas as outras, nada mais correto. Mas no mundo de hoje usam o que é mais popular, se você vai na casa de um amigo, você nunca teve contato com um computador. O PC dele tem o Windows instalado, le e dá algumas dicas, te mostra algumas coisas legais...

Em um belo dia você adiquire seu próprio computador. Surpresa! "Ué, o computador do meu amigo não era assim...". O PC veio com o Linux instalado. Você conversa com o seu amigo nerd e ele te diz que pode instalar o Windows pra você, que é por isso que seu computador está diferente, ele não veio com o Windows. Você pode ainda perguntar: "Mas não tenho que pagar nada pra instalar o Windows?", e o seu amigo responde: "Eu tenho o cd dele aqui, funciona beleza! Precisa pagar nada não"...

De um certo ponto de vista, a pirataria realmente ajudou o windows a se popularizar, concorda ou não?

Minha opinião é que sim, mas realmente não posso garantir isso e nem apostaria que isso é certeza. É apenas uma discussão interessante para refletir que a contradição de idéias nesse mundo da informática é comum...

Obrigado pela leitura, não esqueça de deixar um comentário.

Nenhum comentário: