quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Web 2.0

Nos últimos tempos temos ouvido falar sobre web 2.0, afinal, o que é web 2.0?

Por muito tempo tive essa dúvida, apenas ouvia falar sobre web 2.0. Ao pesquisar encontrava várias controvérsias sobre o que é a web 2.0, blogs e mais blogs falando sobre o assunto mas cada um levando sua opinião individual sem conceituar corretamente a web 2.0. Em algumas dessas opiniões é salientado o fato de que a web 2.0 somente existirá quando os sites seguirem o padrão W3C. Na minha opinião é um comentário válido porém equivocado, pois a questão de webstandards é a tecnologia por trás da web 2.0, mas não é fundamental para que a web 2.0 exista.

Li artigos de revistas falando sobre o assunto, as matérias dizem que a web 2.0 é uma nova era da internet, onde as pessoas podem interagir umas com as outras no ambiente virtual, e que o "cara" que começou essa nova tecnologia foi o Google.

Essas matérias que li eram corretas, no entanto, ainda estava em dúvida. Pensei: "Já li muito sobre web 2.0, sei o que é, mas se alguém me perguntar o que é web 2.0?".
Não conseguiria responder com um conceito que pudesse ser objetivo e auto-explicativo.

No dia 15 de outubro de 2007, assistindo ao Jornal Hoje da Rede Globo, em uma matéria sobre vagas para profissionais de TI. Um profissional de Recife, Mozart Araújo, especializado em criação de aplicativos para dispositivos móveis, falou sobre como era promissor a área em que trabalhava e enfatizou também a web 2.0. Então ele conseguiu na minha opinião expor o conceito de web 2.0 em poucas palavras e de forma objetiva: "...web 2.0, onde são criadas aplicações altamente complexas para ser rodadas dentro do browser”.

Então, o conceito de web 2.0:


Web 2.0 são aplicações complexas rodando em um browser (navegador)

Agora que temos o conceito de Web 2.0, podemos falar das tecnologias que são utilizadas no seu desenvolvimento.

Basicamente, temos quatro elementos: AJAX, WebStandads, JavaScript, Linguagem de servidor.

AJAX

Considero o principal elemento da Web 2.0 (ou o mais chamativo). Lembrando que não é uma tecnologia, AJAX significa Assyncronous JavaScript And XML. Ou seja, é o uso de JavaScript para fazer requisições assíncronas ao servidor sem que seja necessário recarregar a página. Esse objeto do JavaScript busca a página XML e manipula o DOM (Document Object Model - É a hierarquia de elementos da linguagem html que pode ser controlada por linguagens de script do lado cliente) com código JavaScript.

Geralmente faz a requisição a uma script com código de servidor, que ao receber as informações enviadas via HTTP, as processa e retorna o resultado para o objeto AJAX. Por esse motivo é tido uma aparência de uma aplicação desktop, já que não é necessário que a página seja carregada novamente.

WebStandards

Já publiquei um artigo falando sobre webstandards, que tem o principal objetivo de manter um padrão no desenvolvimento de páginas para a internet, no que diz respeito a linguagem (X)HTML. Os principais objetivos e vantagens são:
  • Separação de código de marcação e estilização, através das folhas de estilo CSS
  • Melhor desempenho, menos linhas de código
  • Código mais limpo, e melhor visualização do código, possibilitando uma melhor manutenção por outros profissionais
  • Acessibilidade, prover acesso à deficientes visuais, estando de acordo com as regras da W3C. Para que pessoas sem visão possam acessar a internet através de leitores de tela
  • O controle dos objetos pelo DOM através de linguagens script client-side, se torna mais eficiente, eliminando possíveis erros

JavaScript

Existem outras linguagens de script client-side, como VBScript e JScript (ambos da Microsoft), porém JavaScript é o mais utilizado e vem da família de linguagens com a sintaxe de C. Com JavaScript é possível criar interações com o cliente, pois o código é executado diretamente no navegador do usuário.

Um exemplo interessante é o relógio em tempo real, você pode requisitar a hora certa no servidor que o site está hospedado, e com JavaScript fazer a atualização de segundo em segundo, para que o relógio fique atualizado.

Outra aplicação com o uso de JavaScript, você pode ver no iGoogle (http://www.google.com.br/ig?hl=pt-BR), que é a página inicial personalizada do Google. Nessa página é possível movimentar pequenas janelas mudando-as de posição. Acesse e veja você mesmo!

Linguagem de servidor

Sem uma linguagem rodando no servidor seria praticamente impossível criar algo interessante. Dentre as mais usadas estão:

ASP: Active Server Pages - Páginas ativas de servidor. Não é uma linguagem, é um ambiente para execução de scripts, VBScript (padrão), JScript, ou JavaScript (diferente de ser no cliente, é código javascript rodando no servidor, no ambiente ASP).
ColdFusion: É uma linguagem de servidor criada pela Macromedia. Usam-se tags como no html para programar. Não vou entrar em maiores detalhes, pois não conheço detalhadamente a linguagem.

...Continua

Quem quiser ler a matéria referida, do Jornal Hoje, acesse o endereço: http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20071015-305991,00.html