domingo, 9 de setembro de 2007

Piratas do Vale do Silício

Título: Piratas da Informática
Titulo Original.: Pirates of Silicon Valley
Pais/Ano: EUA / 1999
Direção: Martyn Burke

O filme Piratas da Informática conta de uma maneira divertida a história da evolução dos PC’s focando-se em duas empresas e seus fundadores que tiveram uma importância fundamental na evolução dos computadores Desktop.

É traçado um panorama entre Bill Gates, Steve Jobs e seus parceiros. Enquanto Jobs gosta de tomar LSD e participar de passeatas educacionais, Gates é um mestre no jogo de pôker. No entanto os dois têm algo em comum, são jovens que enxergam bem além do que podem ver, e querem participar ativamente da evolução dos computadores.

E quem começa é Steve Jobs com seu amigo Steve Wozniak, fundam a Apple e criam o Apple I, um computador com monitor para concorrer com o Altair da IBM, um computador que apenas emitia luzes em resposta aos comandos, foi nessa época que Bill Gates e seu amigo Paul Allen venderam para a IBM uma versão do BASIC, pois o Altair não era nada sem o software.

Um fato marcante que o filme relata é a criação da interface gráfica e do mouse, desenvolvidos por uma engenheira da Xerox, e que foi rejeitado pelos comandantes dessa empresa, pois achavam que não havia explicação para uma pessoa “comum” ter um computador em casa. Porém despertou o interesse de Steve Jobs que fez uma visita para conhecer o sistema. Dessa idéia foi derivado o MAC OS (Sistema operacional dos computadores Macintosh).

Outro episódio marcante no filme é quando Bill Gates é esnobado por Steve Jobs em uma feira de lançamento do Apple II. Começa então a rivalidade de Gates e Jobs.

Depois de já estar trabalhando para a IBM vendendo seu software, e de ter fundado a empresa Microsoft juntamente com seu amigo Paul Allen, Gates fez uma visita à Apple com sua equipe para falar com Jobs sobre negócios e visitar as instalações da Apple. Foi então que Bill Gates convenceu Steve Jobs à contratá-lo para criar software para o novo computador que a Apple estava criando, o Macintosh.

A Apple forneceu três computadores Macintosh à Microsoft, que ao receber as máquinas copiou a tecnologia e criou o Windows, Steve Jobs ainda discutiu com Bill Gates sobre o Windows, no entanto Gates “enrolou” Jobs e conseguiu “passar a perna” em quem o esnobou.

Steve Jobs foi demitido da Apple em 1985. No entanto em 1997 Jobs retornou para a Apple para salvá-la, pois estava à beira da falência. Suas estratégias estavam sempre no design marcante e produtos criativos.
Bill Gates se tornou o homem mais rico do mundo e comanda hoje uma das maiores indústrias de software do planeta, a Microsoft.

O filme relata a história de uma forma muito bem diversificada. Porém atinge um pouco os personagens reais dessa história. Por exemplo, primeiro eles dão uma idéia de que Bill Gates é um jovem bobo, na realidade poderia até ser, mas fica bem diferente mais tarde quando começa à se relacionar com os chefes da IBM e com Steve Jobs, se mostrando um garoto muito esperto e malicioso.

Talvez até pelo método de abordagem bem divertido, a obra tende à parecer fictícia, não dando uma noção de que tudo que aconteceu interpretado pelos atores realmente aconteceu. Porém Steve Wozniak já deu entrevistas em que fala sobre o filme, e a conclusão é de que boa parte da história do filme realmente foi verdade. Fica a dúvida também, se realmente Steve Jobs teve uma filha e deu o nome à ela de Lisa, assim como batizou com esse nome um dos computadores da Apple. Esses tipos de dúvidas recaem em quem estaria vendo o filme para saber mais sobre a construção da informática, então acabam por não saberem ao certo se as informações prestadas no filme são reais, se não buscarem outra fonte de informação.

Retirando esses dois pontos, é importante dizer que a obra foi muito bem planejada e executada, a forma divertida faz com que prenda bem a atenção de quem assiste ao filme e capte melhor o contexto histórico em que transformações ocorreram, além de traçar um belo panorama entre a vida de Bill Gates e Steve Jobs.